Aconteceu
Relata a Maria em sua viagem em 1950:
« Minhas lembranças da Vó Maria: pessoa muito séria, um pouco triste, pouco sorria, era magrinha e pouco aconchegante. Morava com Tio Vicente e Tia Lili. Ainda aparecia na loja, a Casa Gerbase, onde parecia uma pessoa muito poderosa, com tudo sob seu controle. Me fez experimentar vários sapatos e me ofereceu um que eu achei linMinhas lembranças da Vó Maria: pessoa muito séria, um pouco triste, pouco sorria, era magrinha e pouco aconchegante. Morava com Tio Vicente e Tia Lili. Ainda aparecia na loja, a Casa Gerbase, onde parecia uma pessoa muito poderosa, com tudo sob seu controle. Me fez experimentar vários sapatos e me ofereceu um que eu achei lindo. Carregava um monte de chaves na cintura. Um dia, foi comigo e a mãe ao sótão da loja. Lá havia muitos armários e baús. Era uma grande acumuladora e parece que escondia da família os seus “tesouros” neste sótão. Com uma enorme chave, abriu um armário cheio de coisas, como toalhas de mesa e louças. Deu para a mãe algumas toalhas de crivo, pelo que me lembro.»
Aconteceu ?
Em 1920/1921 o esposo Antonio e o filho José passaram uma ano em Vibonati, Italia, terra natal de Antonio. A correspondencia foi intensa, mas a volta tardou. Consta que houve uma carta de Maria a Antonio quando soube que ele tinha ido a certas termas. A mensagem foi clara: “Quando volve Antonio!”. Voltou.
Que será que aconteceu ?
Tinha irmãs ou irmãos a Dona Maria? O Jose Gerbase herdou, nos anos 60 ou 70 parte da venda da casa de uma tia? Quem era esta tia?
Quem foram e quem são os descendentes dos pais de Dona Maria em Capitello. Familias Jacome e Arcella
Uma vez foi mencionada, pelo primo Antonio Ribeiro Gerbase, filho de Vicente, que esteve em Vibonati em 1961 uma parente chamada Maria Luigia, moradora de Capitello. Rica e poderosa. Não temos informações sobre ela.